Vox Populi: Eduardo tem 29 pontos à frente de Jarbas

Por Maurício Costa Romão (também publicado no Blog Acerto de Contas)

Pesquisa do Instituto Vox Populi em Pernambuco para o Jornal da Band, divulgada agora à noite, mostra o Governador Eduardo Campos com 57% da intenções de voto contra 28% do Senador Jarbas Vasconcelos. Outros candidatos tiveram apenas 2% e os votos brancos, nulos e indecisos somaram 13%.

Fonte: Mar 1 (Datafolha), Mar 2 (IMN); Ago 1 (Vox Populi), Ago 2 (IMN); Nov (IMN); Dez (Datafolha); Fev (Vox Populi); Mai (Vox Populi).

A pesquisa foi levada a efeito entre os dias 8 e 12 deste mês, tendo sido entrevistados 1.000 eleitores em 47 municípios em todas as regiões do Estado. É de se registrar que a pré-candidatura do Senador Jarbas foi lançada no dia 6 de maio, portanto a coleta de dados da pesquisa iniciou-se dois dias depois, absorvendo já um pouco desse impacto.

Em relação à última pesquisa Vox Populi do fim de janeiro e início de fevereiro do corrente ano, há uma queda de seis pontos de percentagem nas intenções de voto de Eduardo e uma ligeiro acréscimo de dois pontos para Jarbas.

É interessante considerar  também as várias pesquisas de intenção de votos para Governador de Pernambuco publicadas até agora pelos diversos institutos (vide Gráfico). Aqui não há muito rigor quanto ao requisito de que as pesquisas tenham sido geradas a partir de uma mesma fonte. Elas podem provir de institutos diferentes, com suas metodologias distintas, não importa. A ideia é apenas colocá-las em sequência para auxiliar na visualização de tendência. É mais um elemento adicional de informações para detecção de prováveis trajetórias futuras.

Nas pesquisas mais recentes o Senador Jarbas Vasconcelos tem-se circunscrito ao patamar de 25 a 30% das intenções de voto, conforme se observa no Gráfico abaixo. Embora não se possa inferir diretamente da trajetória mostrada, há perpectiva de evolução ascendente nas suas intenções de voto em face de o Senador já se ter declarado pré-candidato, devendo acelerar sua estratégia de pré-campanha.

Já o Governador Eduardo Campos tem-se mantido folgadamente à frente da corrida pelo executivo estadual, desde a segunda pesquisa de março de 2009, gravitando no entorno do patamar de 50 a 60% das intenções de votos. É de se convir que será difícil manter esses níveis elevados, mais ainda quando já há adversário declarado e reconhecidamente competitivo.

Há que se aguardar novos levantamentos para prognósticos mais fundamentados, mas é previsível um estreitamento da distância mostrada entre as duas curvas delineadas no Gráfico.

Fonte: Mar 1 (Datafolha), Mar 2 (IMN); Ago 1 (Vox Populi), Ago 2 (IMN); Nov (IMN); Dez (Datafolha); Fev (Vox Populi); Mai (Vox Populi).

Deixe um comentário