LANÇAMENTO: Escrito a seis mãos, o livro que será lançado amanhã promete abrir a caixa pretados levantamentos de intenção de voto
Rafael Guerra
Especial para o JC, 11/05/2012
Nos períodos de campanha eleitoral e até mesmo nos meses que antecedem a disputa, poucos fatos chamam tanto a atenção dos políticos e dos eleitores como a divulgação das pesquisas eleitorais. Diversos institutos fazem levantamentos, com metodologias variadas. O público em geral tende a observar só as intenções de votos de cada candidato, mas há muito mais a ser revelado por uma pesquisa eleitoral. Com o objetivo de desvendar os mistérios por trás de uma pesquisa eleitoral, o cientista político Adriano Oliveira, o economista Maurício Costa Romão e o estatístico Carlos Gadelha lançam nesta segunda o livro Eleições e Pesquisa Eleitorais – Desvendando a Caixa Preta (Juruá Editora).
Os autores acreditam que, diante da complexidade da feitura de uma pesquisa eleitoral, é natural que a maior parte das pessoas não compreenda por completo o processo e interpretem equivocadamente o real significado dos números. Outra preocupação do livro é criar uma maior compreensão dos termos técnicos relacionados a este tipo de pesquisa. Mais de 60% da população não têm intimidade com os termos técnicos utilizados numa pesquisa, afirmou Maurício Romão.
Adriano Oliveira explica como esta dividido o livro: A primeiro parte aborda todo o processo de construção do trabalho de campo. A segunda auxilia o leitor a entender como acontece a leitura dos números e a interpretação dos resultados. No final, falamos o que é, para que serve e qual a importância da pesquisa eleitoral.
Aproveitando a experiência como docentes e a vivência prática em institutos de pesquisa, os autores fizeram um trabalho eficaz do ponto de vista didático. A obra, muito elucidativa, pode ser consumida tanto no ambiente acadêmico, quanto por políticos, estrategistas de campanha e interessados em geral. O texto vem acompanhado de diversos gráficos e figuras que exemplificam a teoria exposta no livro.
As pesquisas eleitorais ainda geram polêmicas com relação a sua eficácia e a possibilidade de influenciar o voto dos eleitores. Acabar com esta visão é outro objetivo do livro. Carlos Gadelha explica: Uma pesquisa não foi feita para acertar. A pesquisa é a fotografia de um momento. No entanto, se for realizado sucessivos levantamentos, vamos encontrar uma tendência e este resultado é confiável.Mesmo ambientados com as pesquisas, os políticos também podem descobrir novas maneiras de usar este mecanismo e fazer bom proveito da publicação. Pelo menos é a opinião de Maurício Romão. Assim como os eleitores, alguns políticos só se interessam com a intenção de votos. A pesquisa pode ser uma importante ferramenta de monitoramento e um auxílio na hora de montar a estratégia de campanha, garantiu o economista.
O trabalho do trio na elaboração do livro contou com o apoio do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), que, este ano, vem realizando pesquisas eleitorais no Recife em parceria com o Jornal do Commercio.
Serviço:
Lançamento do livro: Eleições e Pesquisa Eleitorais – Desvendando a Caixa Preta( Juruá Editora)
Data: Segunda-feira 12/03/2012
Horário: 19h
Local: Restaurante Manuel Bandeira, Rua Joaquim Nabuco, s/n – Graças – Recife-PE