Matéria do Jornal do Commercio, 27/05/2011
Aproximar a reforma política da sociedade é um dos desafios encampados pelo Núcleo de Estudos Eleitorais, Partidários e da Democracia (NEEPD), da pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com essa meta, a partir da próxima segunda-feira (31), o grupo promoverá seminário gratuito e aberto ao público, esclarecendo o que está em jogo com as mudanças discutidas no Congresso Federal.
O tema reforma política está na ordem do dia, mas a sociedade continua passando ao largo do debate. Acho que nós, enquanto universidade, temos obrigação de traduzir esse tema para a sociedade, comentou ontem o professor Michel Zaidan.
Ele explicou que os debates serão importantes justamente para colher as impressões dos participantes.Não pretendemos dizer qual é o melhor modelo político para o País, nem modificar as propostas que já estão sendo discutidas no Congresso, mas incluir a sociedade no debate, explicando como funciona os modelos propostos e tornando o assunto mais próximo das pessoas, esclareceu. Durante três dias, temas como financiamento público de campanha, voto distrital, sistemas partidários e marketing político serão debatidos por acadêmicos, políticos, juristas e marqueteiros na UFPE. Convidamos especialistas de diversas áreas para garantir uma composição heterogênea de ideias.
Entre o mix de palestrantes, nomes como Maurício Rands (PT), Paulo Moura, novo sócio de Antônio Lavareda, e professores da própria universidade. Além do deputado federal Paulo Rubem (PDT) e Maurício Romão, representando o DEM, que discursarão na abertura do seminário. Outros políticos, com ou sem mandato, também devem marcar presença no debate, já que, de acordo com Zaidan, o NEEPD enviou convites para os diretórios estaduais dos partidos. As inscrições podem ser realizadas através de e-mail para mzaidan@bol.com.br.