Os 30 maiores nordestinos na História (e no Google)

Não é uma tarefa fácil escolher os maiores nordestinos na História, mas, em tempos de “nunca antes neste país”, talvez seja importante fazê-lo. Além disso, um exercício como esse dá oportunidade de refletirmos sobre as relações mútuas entre a economia regional e alguns de seus mais importantes personagens. Não só a economia, mas a organização social de forma ampla.

Lanço abaixo uma lista preliminar. (Sugestões de novos candidatos são bem vindas.) Cheguei aos trinta nomes do quadro pelo seguinte procedimento. Primeiro, reuni um grupo grande de pessoas que, tendo nascido na região, ou apenas atuado no Nordeste, ganharam notoriedade. Desse grupo, exclui as personalidades ainda vivas, em relação às quais não temos perspectiva histórica. O passo seguinte foi distribuir as celebridades em seis categorias (Políticos, Empresários, Religiosos, Literatos, Artistas e “Perseguidos”). Finalmente, os nomes foram submetidos ao buscador Google. Os cinco que apareceram com maior número de citações, em cada categoria, foram, então, “eleitos”.

O método é questionável, claro. Em alguns casos, as distorções eram tão óbvias que decidi ignorar os resultados. Um caso extremo: o nome “João Pessoa”, com as aspas, tem 9.480.000 citações na internet; mas é claro que elas se referem muito mais à cidade do que ao político paraibano assassinado em 1930. Nessas condições, achei melhor desclassificar o candidato. Há uma infinidade de outros problemas, que não pretendo negar, mas esse parece ter sido o maior. Foi o único em que os resultados do Google foram ignorados.

O quadro pode ser lido horizontalmente ou coluna por coluna. Na primeira opção, um fato a destacar é que, dos seis primeiros lugares em suas respectivas categorias, nada menos de quatro são originários ou atuaram no Sertão e Agreste: Assis Chateaubriand, Padre Cícero, Luiz Gonzaga e Lampião. Mesmo levando em conta que Chateaubriand e Luiz Gonzaga fizeram suas carreiras, principalmente, no “sul” do país, essa alta incidência é surpreendente, pois contrasta com a pequena importância demográfica ou econômica que o Semiárido nordestino sempre teve. Como explicá-la?

Talvez uma pista apareça na leitura vertical. Aí veremos que não há, na relação do quadro, nenhum “político” ou “literato” (e há apenas dois empresários, Chateaubriand e Delmiro Gouveia) com raízes ou atuação no Nordeste seco. Por outro lado, três dos religiosos (Padre Cícero, Beato Lourenço e Antonio Conselheiro), três dos artistas (Luiz Gonzaga, Vitalino e Patativa do Assaré) e três dos “perseguidos” (Lampião, Corisco e Antonio Silvino) são originários ou se tornaram célebres vivendo no Sertão e Agreste.

Ou seja, numa conclusão muito preliminar: sempre houve gente com fibra e energia, no Nordeste seco. Algumas dessas pessoas conseguiram dar vazão aos seus talentos sendo líderes religiosos (via de regra, em confronto com a Igreja oficial), ou artistas populares (atuando na sua cidade natal, ou falando sobre a região para os nordestinos da diáspora), ou em confronto com o poder legal e, consequentemente, sendo “perseguidos”: o caso de Lampião é, apenas, o mais notório.

Fora dessas atividades, ou seja, na política, no mundo empresarial e na literatura, as possibilidades de ascensão tendem a ser mais restritamente determinadas pela economia: nada surpreendentemente, portanto, em tais áreas, os litorâneos sempre dominaram.

20 comentários em “Os 30 maiores nordestinos na História (e no Google)”

  1. É bom fazer o sulista brasileiro, presunçoso e xenófobo – conhecer a parcela da cultura,da política, e da economia que o nosso país recebeu do povo nordestino; não somos melhores, mas nunca piores!

  2. OS NORDESTINOS SÃO LADROES POR EXCELENCIA. . ESTÁ NO SANGUE . JÁ NO TEMPO DE D.PEDRO , FOI CRIADO O DNOCS PARA SATISFAZER A DESENFREADA GULA E AMBIÇÃO DOS SENHORES POLITICOS , ONERANDO DESDE AQUELA EPOCA O TESOURO NACIONAL A XENOFOBIA DO SULISTA NASCE DA COMPETENCIA DO MESMO , QUE NÃO NECESSITA A MÃOZINHA AMIGA DO GOVERNO CENTRAL NEM DE QUOTAS .PARA SE ALIMENTAR

  3. Também gostaria de incluir o nome de Raquel de Queiroz, a primeira mulher a compor a Academia Brasileira de Letras.

  4. O nome de José de Alencar, patrono da Academia Brasileira de Letras, o nome de Bárbara de Alencar, primeira mulher revolucionária e reconhecida oficialmente como heroína da pátria e o nome de Ariano Suassuna, membro da Academia Brasileira de Letras e um dos maiores defensores da cultura nordestina, também devem ser incluídos.

  5. Não são só “nordestinos”, são um povo de brado forte, que não se deixa abater por nada, aquele que abri sua boca para falar mal de um nordestino, não sabe o que é ser Nordestino e muito menos a história deste pais, que sobre e abaixo de muito suor nordestino cresceu e criou raízes fortes.

  6. Talvez merecia está nesta lista o saudoso ex presidente Café Filho que assumiu a presidência da república após falecimento do saudoso presidente Getúlio Vargas.

  7. Perfeitamente dispensáveis. Se trouxéssemos sírios, ao invés de nordestinos, p/ fazer os nossos ”trabalhos sujos”, em poucos anos eles estariam ricos; os nordestinos continuariam como chegaram. Sempre foi assim. É cultural. E contra cultura não há como se lutar, hoje em dia. O jeito é dividirmos o país, para nos salvar essa escória, enquanto não destruam tudo. Recentemente, eles descobriram a minha bela e Santa Catarina, e algumas cidades já viraram caos e baderna, como é de prache no NE.

  8. O que há a se lamentar, é que com tantos nomes Masculinos/femininos, outrora existentes no Norte/Nordeste, dentro da cultura geral, incluindo também a política, termos que aturar um bando de desinformados Nortistas/nordestinos, apoiando o mais desinformado dentre todos os nordestinos nascidos por aquelas bandas. Estou me referindo ao Santo Lula. Será que não surgiu, ainda, alguém com mais competência, no Norte ou no Nordeste, que possa vir a governar o Brasil? Ou corremos o risco de termos a nos representar um cidadão que jacta-se com orgulho de dizer que, nunca leu um único livro? E que ler é muito chato. Pense. Qualquer duvida me ligue. Combinado?

  9. Fico olhando e me admiro, o quão ignorante somos!
    Eu sou nordestino com todo orgulho que esse mundo pode oferecer…
    Se o país entrasse em uma guerra, não existiria branco, preto, amarelo ou vermelho só existiria brasileiros querendo defender nossa nação. amo de paixão cada parte de nosso continente particular! Nossos alemães brasileiros, japoneses brasileiros entre outros!
    Falam de Hitler, mas infelizmente muitas pessoas adoram suas práticas.
    A vida é maravilhosa, vamos procurar viver em união, isso sim!
    E se vc é do sul, sudeste ou centro oeste e tem possibilidade de fazer algo para o desenvolvimento da nossa nação, faça. Sem olhar a quem, por que se estiver na fila de um transplante ou de doação de sangue, tenho certeza que não vai procurar saber quem está lhe doando!

  10. O Brasil já não é mais o Brasil e o Nordeste não foge a regra. As mazelas estão disseminadas em cada canto deste País.

  11. A lista está muito mal feita, incluir, por exemplo, três cangaceiros e o ACM na lista dos trinta maiores chega a ser uma ofensa ao povo Nordestino. Faltam nomes como: Josué de Castro, Aloísio Azevedo, Anísio Teixeira, Frei Caneca, José de Alencar, Manuel Bandeira, Nise da Silveira, Irmã Dulce, Paulo Freire e muitos outros mais importantes que boa parte dessa lista.

  12. JOSUÉ DE CASTRO….MILTON SANTOS…DOM HELDER CÂMARA…..CELSO FURTADO…..ANÍSIO TEIXEIRA…..CASTRO ANVES……RUI BARBOSA…….ARIANO SUASSUNA….PAULO FREIRE….ACRESCENTARIA MAIS ESSE……NA MÚSICA…..LITERATURA……TERÍAMOS MUITOSSSSSSSS

  13. Sou nordestino com orgulho. Sou brasileiro com orgulho igual. Mas tem sempre pessoas que se acham melhor porque são do sul ou do sudeste desse país vomitando ódio por não ter o que contar e se acham os melhores. lamentável e doloroso é ver que pessoas desse nível tenha espaço para falar asnices, Eles desconhecem que se o Brasil teve governos corruptos não significa que todo nordestino o seja. Assim como lá no sul tem um monte de agricultores que jamais pagaram suas dívidas com os Bancos do Governo e nem por isso chamamos os sulistas todos de caloteiros. Não. Todos lutam com as armas que têm. No Sul e sudeste tem mais gente carente que no Nordeste brasileiro inteiro. O Brasil tem atualmente 38 milhões de pessoas desempregadas e subempregadas que necessitam da ajuda do Governo e isso não significa que não tenhamos todos lutado por uma vida melhor. Absolutamente. Temos que saber que todos que estão inscritos nos programas sociais do Governo não são por um desejo de viver de brisa, não, todos preferiam ter seu trabalho digno, honesto e rentável. Todos, mas são denominados de coitados (na origem correta da palavra). São tidos como sugadores, etc. E não são. Eles perderam seu meio de vida, e muito ainda veremos depois dessa pandemia. Quem mora no Sul e Sudeste pode desconhecer a realidade da Seca no Nordeste. Uma DNOCS da vida que foi criada para SEGURAR os pobres longe dos grandes centros, e não conseguiu, diga-se de passagem, foi um paliativo e mal usado pelas mentes políticas da época que desviaram seu objetivo para perseguir opositores. Isso ninguém diz. Ariano Suassuna conta como foi difícil ser oposição aos donos do poder. Ouçam suas entrevistas, entendam o que houve na época da grande seca de 1932. E por fim, senhores do Sul/sudeste brasileiros deixem de bairrismo, de xenofobismo barato. O Brasil somos todos nós.

  14. aos estúpidos preconceituosos de plantão, uma listinha de nordestinos geniais:CASTRO ALVES. JORGE AMADO. PATATIVA DO ASSARÉ. GREGÓRIO DE MATTOS. RACHEL DE QUEIROZ. RUI BARBOSA. JOAQUIM NABUCO. CHICO SCIENCE. CAETANO VELOSO. ALCIONE. ALCEU VALENÇA. GILBETRO GIL. JOSÉ LINS DO RÊGO. AUGUSTO DOS ANJOS. MANUEL BANDEIRA. CHICO ANÍSIO. BELCHIOR. FERREIRA GOULAR. ARTUR E ALUIZIO AZEVEDO. RAUL SEIXAS. GLAUDER ROCHA. GOLÇAVES DIAS. MESTRE VITALINO. ARIANO SUASSUNA. JOSÉ DE ALENCAR. GILBERTO AMADO. GRACILIANO RAMOS. CÍCERO DIAS. JOÃO CABRAL DE MELLO NETO. PAULO FREIRE. JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA. LUIZ GONZAFA. ASSIS CHATEAUBRIAND. PADRE CÍCERO. JOSUÉ DE CASTRO. ANÍSIO TEIXEIRA. NISE DA SILVEIRA. IRMÃ DULCE. MILTON SANTO. DOM HELDER CÂMARA. CELSO FURTADO.

  15. Incrível como existem pessoas que entrem nesse debate. Mas assim sendo, temos sim que lembrar a esse povo, que somos compatriotas, o mundo onde nascemos já possui muitas divisões, e não podemos admitir que verdadeiros idiotas se sintam melhores, só porque nasceram um pouco mais ao Sul, da América do Sul. Viva ao nordeste, terra sempre boa, com 9 estados nove culturas ou mais, viva ao forró, ao frevo, viva Mestre Vitalino, Jorge Amado, viva a tantas coisa boas, que não vou me aventurar a continuar citando, seria um compêndio e tanto.

    Falaram que só servia para turismo, se enganam. Outros falaram que não viriam mais, uma pena! Para vocês, que se la fossem ou voltassem, muito provavelmente seriam bem tratados, até porque, estariam de máscara e deixando o caráter e personalidade no esgoto, como sempre fazem os covardes, que só são corajosos, quando em bando.

Deixe um comentário