

Por Maurício Costa Romão
Em pesquisa encomendada pela CNI, o Ibope mostrou pela primeira vez a pré-candidata petista Dilma Rousseff á frente do pré-candidato tucano José Serra em intenções de voto para Presidente: 40% a 35%. A candidata do Partido Verde, Marina Silva, registrou 9% de intenções de voto.
A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de junho, em 140 municípios, entrevistando 2002 eleitores, com margem de erro de 2% para mais ou para menos.
Os resultados desfavoráveis para os tucanos acontecem mesmo depois da intensa exposição de José Serra em programas partidários e inserções comerciais em rádio e TV. Deve-se salientar, todavia, que a candidata de Lula apareceu bastante em comerciais regionais do PT, em vários estados da federação.
O gráfico que acompanha o texto apresenta a trajetória ascendente de Dilma Rousseff e performance estacionária de José Serra no entorno de 35% de intenções de voto, nas várias pesquisas levadas a efeito pelo Ibope desde setembro do ano passado.
No retrospecto de intenções de voto colhidas pelo Instituto Ibope, na corrida presidencial, Serra nunca esteve abaixo do percentual de 35%, embora, também, não haja se distanciado deste número para cima, apesar de pequenas oscilações ocasionais. Já Dilma tem tido acréscimos de intenção de votos a cada pesquisa, exceto entre março e abril, quando registrou uma oscilação negativa de um ponto de percentagem.