Dilma à frente de Serra no Vox Populi

Por Maurício Costa Romão para os blogs Acerto de Contas e MaurícioRomão

A última pesquisa de intenção de votos do Instituto Vox Populi, divulgada ontem à noite pelo Jornal da Band, mostrou a ex-ministra Dilma Roussef à frente de José Serra três pontos de percentagem, 38% a 35%. Marina Silva aparece com 8% e os votos brancos, nulos e indecisos somaram 19%. A margem de erro para mais ou para menos é de 2,2 pontos percentuais. Foram entrevistadas 2.000 pessoas entre os dias 8 e 13 de maio.

Com essa margem de erro os candidatos do PT e do PSDB estão tecnicamente empatados, mas é de se registrar que nas pesquisas do Instituto é a primeira vez que Dilma ultrapasa Serra em intenções de voto, o que pode ser observado no Gráfico abaixo.

O resultado não deixa de ser surpreendente, já que a pesquisa foi feita um mês depois do lançamento da pré-candidatura de José Serra. Nesses 30 dias o candidato teve intensa exposição na mídia, percorreu vários estados, concedeu inúmeras entrevistas, etc. Ao que parece, a saída de Ciro Gomes da corrida presidencial favoreu mais à ex-ministra.

Observação: as pesquisas apresentadas no Gráfico são tecnicamente comparáveis porque não mostravam o nome de Ciro Gomes na entrevista. Os números podem diferir de algumas publicações. Por exemplo, no portal do UOL de hoje, dia 16, lê-se:

 Na pesquisa anterior do Vox Populi, divulgada em 3 de abril [realizada entre 30 e 31 de março, mostrada no Gráfico acima, MCR], o presidenciável do PSDB tinha 34%, contra 31% da pré-candidata do PT. Marina Silva (PV) aparece agora com 8%, contra 5% registrados no levantamento anterior”.

Esta afirmativa não é formalmente correta porque se refere à parte da pesquisa em que o nome de Ciro Gomes aparece no disco mostrado ao entrevistado.

Deixe um comentário