VOX POPULI CONFIRMA DILMA À FRENTE DE SERRA

29/06/2010

Por Maurício Costa Romão

Pesquisa divulgada hoje, dia 29 de junho, do Instituto Vox Populi, sobre a corrida presidencial, mostra a candidata do PT, Dilma Rousseff, com 40% de intenções de voto, cinco pontos de percentagem a mais que o postulante tucano José Serra, que ficou com 35%. Marina Silva, do PV, obteve 8% de intenção de votos. Na semana passada o Ibope divulgou resultados iguais para as duas candidaturas polarizadas e 9% para Marina.

No levantamento de maio, o Vox Populi já registrara Dilma à frente de Serra (38% a 35%), mas configurando empate técnico, já que o erro amostral fora de 2,2%, para mais ou para menos. Agora, com uma margem de erro de apenas 1,8 ponto de percentagem, os resultados apontam para uma diferença real de preferências da população a favor da candidata Dilma Rousseff relativamente a José Serra.

Em termos de trajetória de intenções de voto, desde dezembro do ano passado, o Vox Populi registra uma clara tendência ascendente dos percentuais de Dilma Rousseff, com ganhos de pontos a cada pesquisa. Já Serra mostra o inverso, trajetória descendente, com estabilização de maio para junho no patamar de 35%.

Não obstante a exposição midiática a que se submeteu a candidatura tucana nesta segunda quinzena de junho, através do programa partidário e das inserções comerciais em rádio e TV, as intenções de voto para José Serra não oscilaram positivamente. Deve-se salientar, todavia, que a candidata petista também apareceu bastante em comerciais regionais do PT, em vários estados da federação, no mesmo período.

É cedo ainda para se fazer previsões mais fundamentadas, mas está claro que Serra terá que romper a barreira dos 35% que vem registrando nos levantamentos dos diversos institutos para evitar que a postulação adversária, continuando em ascensão, possa até mesmo ameaçar ganhar no primeiro turno.

Esta possibilidade poderia acontecer se, mantidas as intenções de voto de José Serra na casa dos 35%, as de Marina Silva no patamar de 8%, bem como as dos outros candidatos ao redor de 3%, os percentuais de Dilma Rousseff ultrapassassem 46% mais o equivalente à margem de erro.

Nenhum Comentário
Deixe seu comentário
Sobre o autor

Maurício Costa Romão é Master e Ph.D. em economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sendo autor de livros e de publicações em periódicos nacionais e internacionais...

continue lendo >> Maurício Romão

Copyright © 2012 Maurício Romão. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: 4 Comunicação