PESQUISAS ELEITORAIS: VOTOS TOTAIS X VOTOS VÁLIDOS (I)

09/04/2012

Eleitor

Um ponto que confunde o eleitor é que uma hora as pesquisas apresentam os resultados em votos totais, outra hora em votos válidos. Por que isso?

Maurício Costa Romão

Os resultados oficiais dos tribunais eleitorais (TSE e TRE), ao cabo das eleições, são sempre divulgados em votos válidos. Os votos válidos são os votos nominais (dados diretamente aos candidatos), somados com os votos de legenda (atribuídos aos partidos), menos os votos em branco e os votos nulos. Então, os votos válidos são os votos totais menos os votos em branco e os nulos.

 Pois bem, nos estágios iniciais dos anos eleitorais, quando se está entrando na fase de pré-campanha, as pesquisas não fazem essa diferenciação entre votos totais e votos válidos, exceto para sinalizar se o pleito tende a ser resolvido no primeiro ou no segundo turno. Na medida em que se vai aproximando o dia do pleito, a preocupação dos institutos de pesquisa nessa etapa final das eleições é apresentar os resultados de intenção de voto em termos de votos válidos, já que será nessa modalidade que a divulgação oficial será feita. Então, para se poder comparar os prognósticos das pesquisas com as totalizações finais dos TREs há que se usar os mesmos conceitos. Essa passagem de um conceito para outro tende a confundir um pouco o eleitor.

 

Nenhum Comentário
Deixe seu comentário
Sobre o autor

Maurício Costa Romão é Master e Ph.D. em economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sendo autor de livros e de publicações em periódicos nacionais e internacionais...

continue lendo >> Maurício Romão

Copyright © 2012 Maurício Romão. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: 4 Comunicação