RARAS VIRADAS

11/10/2010

Imagem publicada no blog Acerto de Contas

Fernando Rodrigues

Folha de S. Paulo, 06/10/2010

BRASÍLIA – A frase mais ouvida nesta época a cada quatro anos é esta: “Segundo turno é outra eleição”. Empulhação pura. Segundo turno é a mesma eleição.

Não que viradas estejam proibidas de acontecer. São apenas fatos raros. Em eleições presidenciais, já houve três segundos turnos: 1989, 2002 e 2006. Quem começou na frente sempre acabou vencendo.

A possibilidade de segundo turno foi criada em 1988. Nas eleições de governadores, usou-se o instrumento pela primeira vez em 1990. De 1990 a 2006, houve 70 segundos turnos para escolher governadores. Em 20 dessas disputas houve viradas: quem terminou o primeiro turno atrás acabou passando à frente na rodada de votação final.

Em termos percentuais, 29% dos segundo turnos de governadores tiveram viradas. Seria um exagero dizer que essa é a chance de José Serra (PSDB) passar Dilma Rousseff (PT) na eleição presidencial de 31 de outubro. Mas trata-se da única medida objetiva disponível com base no comportamento dos brasileiros em eleições passadas.

Outro dado relevante é a vantagem com a qual Dilma terminou o primeiro turno. Ela teve 46,9% dos votos: 14,3 pontos à frente dos 32,6% de Serra. Nas 20 viradas em eleições estaduais, só uma vez a distância entre o primeiro e o segundo colocado superou essa atual entre a petista e o tucano.

Esse episódio raríssimo se materializou na eleição envolvendo o perdedor profissional Hélio Costa (PMDB), em 1994. Ele havia obtido fantásticos 48,3% para ser o governador de Minas Gerais. Seu adversário, Eduardo Azeredo (PSDB), ficou 21,1 pontos atrás, com 27,2%. No segundo turno, o tucano foi a 58,6% e faturou o Palácio da Liberdade – em pleno Plano Real e turbinado pela eleição de FHC.

Agora, por enquanto, a virada de Serra depende da milícia antiaborto. Não há Plano Real para ajudar. Embora tampouco se saiba se Dilma tem vocação para Hélio Costa.

fernando.rodrigues@grupofolha.com.br

Nenhum Comentário
Deixe seu comentário
Sobre o autor

Maurício Costa Romão é Master e Ph.D. em economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sendo autor de livros e de publicações em periódicos nacionais e internacionais...

continue lendo >> Maurício Romão

Copyright © 2012 Maurício Romão. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: 4 Comunicação