QUEM VOTA EM QUÊ?

07/09/2010

IZabela Moi

Folha de S.Paulo, 05/09/2010

Muito útil para quem se prepara para o próximo 3 de outubro, o Extrato Parlamentar (extratoparlamentar.com.br) é um site que faz parte de um projeto maior, que tem o objetivo de tornar conhecidas (públicas já são) as votações que acontecem no Congresso Nacional e engrossar um movimento para que todos os votos sejam sempre nominais, reduzindo a falta de transparência.

Para descobrir que parlamentares e/ou partidos têm mais afinidade com as próprias posições, o internauta tem de responder às 12 perguntas que se referem a votações que já aconteceram.

 O modelo construído mostra, em porcentagem, quem são os congressistas (candidatos nas próximas eleições) e as legendas que mais se aproximam das respostas do internauta.

É possível que o resultado assuste, a princípio, mas as aparentes discrepâncias são explicadas voto a voto. Vale a pena clicar em cada ícone do site, para entender melhor o processo.

Como lembra a cientista política Andréa Freitas, pesquisadora do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) e uma das realizadoras do projeto, “se um deputado votou sim ao projeto, mas também votou sim a todos as emendas que desfiguravam o projeto, ele aparece como contrário à ideia”.

Idealizado por Rafael Lamardo, professor da ESPM, o projeto faz parte do Movimento Voto Aberto e é apoiado pelo Cebrap. Veja também votoaberto.com/blog

Nenhum Comentário
Deixe seu comentário
Sobre o autor

Maurício Costa Romão é Master e Ph.D. em economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sendo autor de livros e de publicações em periódicos nacionais e internacionais...

continue lendo >> Maurício Romão

Copyright © 2012 Maurício Romão. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: 4 Comunicação