PESQUISAS: EDUARDO AMPLIA VANTAGEM SOBRE JARBAS

15/08/2010

 

Por Maurício Costa Romão

Fonte: elaboração do autor, com base em diversas pesquisas dos Institutos IMN (5),

Na disputa pelo Governo de Pernambuco, o atual mandatário Eduardo Campos abre ampla frente sobre o senador Jarbas Vasconcelos em termos de intenção de votos, nas duas pesquisas publicadas neste último fim de semana.

A diferença entre os dois candidatos é de 43 pontos no levantamento do Diário Data, levado a efeito entre os dias 8 e 11 de agosto, e de 41 pontos na pesquisa do Datafolha, realizada entre os dias 9 e 12 do corrente.

O gráfico que acompanha o texto mostra os resultados de 20 pesquisas de intenção de votos realizadas por diversos institutos, registradas no TRE, e publicadas nos meios de comunicação locais. A seqüência das pesquisas obedece ao critério de data do levantamento de campo.

Considerando todos esses levantamentos, desde março do ano passado, o Governador Eduardo Campos tem uma média de intenções de voto de 55,3% e o Senador Jarbas Vasconcelos, de 27,1%. Entretanto, quando se leva em conta apenas os últimos resultados de julho e agosto, a média do candidato situacionista sobe para 56,9%, ao passo que a do oponente cai para 23,9%, ampliando a diferença pró Eduardo de 28,2% para 33,0%.

O gráfico com os percentuais de intenção de votos do Instituto datafolha, incluindo os resultados divulgados pela Rede Globo na última sexta-feira, dia 13, está apresentado a seguir.

Fonte: elaboração do autor com base me pesquisas do Datafolha

Como a eleição está polarizada entre os candidatos do PSB e do PMDB, e os “outros” têm pontuado inexpressivamente, os percentuais de intenção de votos mostrados refletem muito de perto os resultados em termos de votos válidos.

Com efeito, tirando os votos brancos e nulos, bem como os dos indecisos ou que não souberam responder, que na última pesquisa do Datafolha alcançaram, em conjunto, 14% (igual á média dos 20 levantamentos já mostrados) os percentuais de intenção de votos seriam: Eduardo 72% e Jarbas 24%, em termos de votos válidos.

Nenhum Comentário
Deixe seu comentário
Sobre o autor

Maurício Costa Romão é Master e Ph.D. em economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sendo autor de livros e de publicações em periódicos nacionais e internacionais...

continue lendo >> Maurício Romão

Copyright © 2012 Maurício Romão. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: 4 Comunicação