PESQUISAS 2013 PARA PRESIDENTE EM ALGUNS ESTADOS

11/10/2013

Fonte: elaboração própria com base em pesquisas dos institutos listados na tabela. *Média de intenção de votos de seis pesquisas nacionais

Maurício Costa Romão

A tabela que acompanha o texto desfila dados das pesquisas de intenção de votos realizadas em alguns estados da federação, no período compreendido entre o término dos protestos de rua do meio do ano e a recente adesão de Marina Silva ao partido do governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

As duas últimas colunas da tabela contabilizam as médias de intenção de votos para cada um dos candidatos que aparecem sempre nos mesmos cenários. A penúltima coluna mostra as médias da própria tabela, enquanto a ultima apresenta as médias de seis pesquisas realizadas em âmbito nacional, também depois dos tumultos reivindicatórios de junho/julho.

É interessante observar que pela vontade dos cearenses, piauienses, alagoanos e baianos, a corrida presidencial terminava na sua primeira etapa, com a presidente Dilma Roussef sendo guindada a novo mandato governamental, se a eleição fosse realizada nas datas correspondentes às pesquisas mostradas. Nos estados do Nordeste que aparecem na tabela apenas em Pernambuco, reduto do pré-candidato Campos, que abre cinco pontos de vantagem sobre Dilma, não ocorreria o desfecho no primeiro turno.  Em todos os demais estados listados, a eleição iria para o segundo turno.

É digno de nota que nos cinco estados que são os maiores colégios eleitorais do país (SP, MG, RJ, BA e RS), a média de intenções de voto de Dilma cai para 30,3%, seis pontos e meio abaixo da sua média registrada tanto a nível nacional, quanto estadual. Nesses colégios, Marina alcança 21,4%, Aécio vai a 19,4% e Eduardo fica com 2,9%,

Outra curiosidade da tabela é a de que no Distrito Federal, Marina tem mais do que o dobro das intenções de voto de Dilma. Ali também Aécio Neves leva ligeira vantagem sobre a presidente.

—————————————————————-

Maurício Costa Romão, Ph.D. em economia, é consultor da Contexto Estratégias Política e Institucional, e do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau. mauricio-romao@uol.com.br http://mauricioromao.blog.br.

Nenhum Comentário
Deixe seu comentário
Sobre o autor

Maurício Costa Romão é Master e Ph.D. em economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sendo autor de livros e de publicações em periódicos nacionais e internacionais...

continue lendo >> Maurício Romão

Copyright © 2012 Maurício Romão. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: 4 Comunicação