PESQUISA ELEITORAL: COMPENSANDO VANTAGEM DO ADVERSÁRIO

17/01/2011

Por Maurício Costa Romão

Suponha uma eleição para Presidente da República com dois candidatos A e B, disputando o segundo turno.

Considere ainda uma determinada pesquisa eleitoral indicando que o candidato A lidera no Centro-Oeste, Norte e Nordeste, com uma vantagem de intenção de votos de 20 pontos de percentagem, e que B está em vantagem no Sul e Sudeste, com uma frente de 10 pontos.

A tabela que acompanha o texto mostra a distribuição do eleitorado de acordo com as grandes regiões do país. As regiões lideradas por A somam 41,70% do eleitorado do país (incluindo 0,15% de brasileiros que estão no exterior) e aquelas onde B está na frente representam 58,31%.

As vantagens Va e Vb, em número de eleitores, dos candidatos A e B, nas regiões em que lideram são:

Va: 0,20 x 56.615.227 = 11.323.045 eleitores

Vb: 0,10 x 79.189.206 =   7.918.921 eleitores

Portanto, a vantagem geral de A sobre B é de 3.404.124 eleitores.

Imagine agora que se quer saber qual a vantagem em intenção de votos que o candidato B precisa ter nas regiões Sul e Sudeste, onde lidera, para compensar a vantagem de A nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Sabe-se que a vantagem percentual de A, nas regiões onde está na frente, multiplicada pela participação dessas regiões no eleitorado total, representa a proporção percentual dessa vantagem em termos do eleitorado daquelas regiões. Ou seja:

V’a: 0,20 x 0,4170 = 0,0834

Então, para compensar a vantagem de A, o candidato B precisa ter nas regiões em que lidera uma vantagem y tal que, multiplicada pela proporção do eleitorado destas regiões iguale 0,834:

y x 0,5831 = 0,0834

y = 0,143 = 14,3%

Logo, o candidato B tem que abrir uma vantagem de 14,3 pontos de percentagem de intenções de voto nas regiões Sul e Sudeste para compensar a vantagem de A nas outras regiões.

Em termos absolutos, o candidato B necessitaria ter 11.323.045 milhões de eleitores a mais que A nas regiões Sul e Sudeste.

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Sobre o autor

Maurício Costa Romão é Master e Ph.D. em economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sendo autor de livros e de publicações em periódicos nacionais e internacionais...

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