Pesquisa do Instituto Maurício de Nassau: Eduardo 51% e Jarbas 28%

21/05/2010

Por Maurício Costa Romão

Pesquisa divulgada hoje realizada pelo Instituto Maurício de Nassau (IMN) mostra o candidato situacionista, Governador Eduardo Campos, bem à frente do seu opositor, Senador Jarbas Vasconcelos em intenção de votos para o executivo estadual: 51 a 28%, uma diferença de 23 pontos.

Levando-se em conta levantamentos anteriores do próprio IMN (vide gráfico a seguir), observam-se pequenas variações nas intenções de votos dos dois candidatos: Eduardo circunscrito ao patamar de 50 a 55%, e Jarbas ao de 25 a 30%.

Embora dentro da margem de erro, os números desta pesquisa de agora, referentes ao Governador, oscilaram negativamente, e os do Senador, positivamente, em relação ao levantamento anterior, o de fins de novembro.

Por ouro lado, os números da pesquisa também apresentam alguma variação relativamente aos resultados dos dois levantamentos divulgados nesses últimos dias, o do Vox Populi e o do Ibope. No primeiro a diferença foi de 29 pontos (57 a 28%), ao passo que no segundo, a distância caiu para 24 pontos (55 a 31%). Neste caso há que se ter cautela quanto a comparações, já que se trata de institutos diferentes, com suas metodologias distintas, etc.

Com esse cuidado interpretativo, é interessante colocar as várias pesquisas dos diferentes institutos num mesmo gráfico (vide abaixo), apenas à guisa de auxílio à prospecção de tendências, e como mais um elemento de consideração para análises globais.

Fonte: Mar 1 (Datafolha), Mar 2 (IMN); Ago 1 (Vox Populi), Ago 2 (IMN); Nov (IMN); Dez 1 (Datafolha), Dez 2 (Ibope); Fev (Vox Populi); Mai 1 (Vox Populi), Mai 2 (Ibope), Mai 3 (IMN).

De fevereiro para cá, nota-se uma sinalização de arrefecimento dos números do Governador, como que indicativa de que o patamar de 50 a 60%, no qual o mandatário estadual permaneceu por muito tempo, tende a ser rompido, no sentido de passar para o de 40 a 50%.

Já os números do Senador ainda não conseguiram deixar o entorno do patamar de 25 a 30%, embora, antes desta pesquisa de hoje, o gráfico sinalizava para adentramento no patamar de 30 a 35%.

É esperar novas pesquisas, e elas serão muitas!

3 Comentários
cidadão

É iremos ganhar essa eleição porque o pernambucano sabe que o Senador Jarbas é o melhor e concerteza logo ,logo e logo voltaremos a fazer ois pernambucanos brilhar.

Ronaldo Lacerda

Não acredito em nehuma das pesquisas divulgadas até o momento. As cidades escolhidas para a realização do campo são selecionadas a dedo. Os bairros, na região metropolitana, da mesma forma são escolhidos para inflar os números do governador. Asseguro, com grau de certeza de 100%, que a pesquisa seria bem diferente se os pesquisadores escolhidos a dedo errassem o caminho pré-definido e realizassem pesquisas em Araripina, Trindade, Exu, etc. Aqui a coisa é bem diferente e o interior daria vtória a Jarbas. Na capital, por tudo que tenho ouvido de taxistas e trabalhadores de hotéis, quando aí estou, a coisa é bem diferente do que mostram os números. Gostaria de poder montar um instituto sério para provar que estou certo.

Maurício Costa Romão

Prezado Ronaldo: Posso lhe assegurar que os municípios e os bairros são selecionados segundo critérios estatístico-probabilísticos. Além disso, os institutos têm que depositar as pesquisas cinco dias antes de publicar no TSE/TRE. Quem é de partido político vai lá dar uma olhada e se perceber algo estranho tenta impugnar. Veja, inclusive, que as três pesquisas que saíram nesses últimos dias mostram aproximadamente a mesma coisa. Abraços. Maurício

Deixe seu comentário
Sobre o autor

Maurício Costa Romão é Master e Ph.D. em economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sendo autor de livros e de publicações em periódicos nacionais e internacionais...

continue lendo >> Maurício Romão

Copyright © 2012 Maurício Romão. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: 4 Comunicação