Pelo Vox Populi Dilma tem 3,9 milhões de votos a mais que Serra

16/05/2010

Por Maurício Costa Romão para os blogs Acerto de Conta e MauricioRomão

A pesquisa do Instituto Vox Populi veiculada ontem à noite pelo Jornal da Band (vide post abaixo) mostra que os votos brancos, nulos e indecisos somam 19%, o que representa cerca de 25,3 milhões de votos, levando-se em conta um contingente total de eleitores de 133,2 milhões (dados do TSE p/ março de 2010).

Considerando-se essa categoria de votos brancos, nulos e indecisos como uma proxy para a abstenção e os votos brancos e nulos efetivos do pleito, se a eleição fosse hoje os votos válidos somariam 107,9 milhões.

Em termos de votos válidos, os percentuais de intenção de votos obtidos pelos candidatos Dilma Rousseff (38%), José Serra (35%) e Marina Silva (8%), nesta última pesquisa do Vox Populi, passam a ser, respectivamente, em 46,9%, 43,2% e 9,9% [100% dos votos totais menos 19% representam 81% de votos válidos. Dividindo os percentuais de intenção de votos registrados na pesquisa por 81 obtêm-se os números mostrados].

Transformando esses novos percentuais em número de votos, tem-se: Dilma Rousseff com 50.5 milhões de votos válidos, contra 46,6 milhões de José Serra  e 10,7 milhões de Marina Silva.

Como nenhum dos candidatos atingiu 50% mais um dos votos válidos no levantamento do Vox Populi, a eleição iria para o segundo turno com Dilma e Serra. Mantidas as mesmas condições de agora, os eleitores de Marina decidiriam o pleito.

Nenhum Comentário
Deixe seu comentário
Sobre o autor

Maurício Costa Romão é Master e Ph.D. em economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sendo autor de livros e de publicações em periódicos nacionais e internacionais...

continue lendo >> Maurício Romão

Copyright © 2012 Maurício Romão. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: 4 Comunicação