PACTO SOCIAL DO GOVERNO ESPANHOL NÃO TEM APOIO DA MAIORIA

15/02/2011

 

 
 
 

Fonte: Jornal El País, 06/02/2011

Por Maurício Costa Romão

Pesquisa da Metroscopia, realizada neste mês de fevereiro, depois que o governo do Presidente José Luis Zapatero promoveu um acordo social no país, revela que a maioria da população não apóia as reformas, especialmente das pensões.

Embora tenha contado com apoios internacionais, como os prestados por Nicolas Sarkozy, da França, e Angela Merkel, da Alemanha, além de ter recebido suporte de esmagadora maioria do Congresso, o Presidente espanhol, do Partido Socialista Espanhol (PSOE), Zapatero, não logrou o êxito que esperava.

De fato, em meio à crise econômica que afeta os espanhóis, o Presidente investiu pesadamente nas últimas semanas em aparições públicas e nos meios de comunicação, tentando mitigar o custo político das medidas que precisava adotar e com isso estancar o desgaste que vem sofrendo já há um bom tempo, desde, pelos menos, do início de 2010.

Sua iniciativa, contudo, se revelou inócua. A maioria da população (51%) considera que o acordo promovido pelo governo não é bom e rechaçam quase todas as medidas do acordo, sendo que, nada menos que 76%, são contra o aumento de idade laboral para a aposentadoria.

Como resultado, em apenas um mês aumentou em 18 pontos de percentagem o número de cidadãos que reprovam a gestão do mandatário do governo espanhol, com os percentuais de rejeição  passando de 51% para 69%.

A diferença de pontos percentuais entre as intenções de voto para o presidente socialista e para o provável candidato do centro-direita ao governo, Mariano Rajoy, do Partido Popular (PP), aumentou ligeiramente, situando-se agora em fevereiro, na casa dos 14,9 pontos (43,3% contra 28,4%).

O gráfico que acompanha o texto mostra a trajetória das intenções de voto consignadas aos dois partidos opositores, desde o início do ano passado.

Nenhum Comentário
Deixe seu comentário
Sobre o autor

Maurício Costa Romão é Master e Ph.D. em economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sendo autor de livros e de publicações em periódicos nacionais e internacionais...

continue lendo >> Maurício Romão

Copyright © 2012 Maurício Romão. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: 4 Comunicação