INFLUÊNCIA DAS PESQUISAS (I)

17/01/2012

Eleitora

“A pesquisa eleitoral influencia a decisão do eleitor? Ela define eleições”?

Maurício Costa Romão

Se você for consultar a literatura especializada vai verificar que esse assunto é muito controverso: uns acham que a pesquisa influencia os eleitores, outros acham que não, e outros, ainda, acham que elas são indiferentes, não afetam as decisões das pessoas e muito menos os resultados do pleito. No ano passado o Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) fez uma pesquisa aqui em Pernambuco procurando saber dos eleitores se eles eram influenciados pelas pesquisas. Eles se mostraram um tanto divididos: 35% afirmam que sim, sofrem influência, 8% consideram-se um pouco influenciados e 48% asseveram que não.

É interessante observar que quando argüidos sobre se os resultados das pesquisas eleitorais influenciaram seu voto na última eleição, a de 2010, os entrevistados, majoritariamente – 61% – afirmaram que não. Acredito que se reproduzíssemos essa pesquisa em outros estados os resultados seriam aproximadamente os mesmos. Mas o tema é polêmico, não resta dúvida.

 

Nenhum Comentário
Deixe seu comentário
Sobre o autor

Maurício Costa Romão é Master e Ph.D. em economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sendo autor de livros e de publicações em periódicos nacionais e internacionais...

continue lendo >> Maurício Romão

Copyright © 2012 Maurício Romão. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: 4 Comunicação