IBOPE MOSTRA DILMA À FRENTE DE SERRA

25/06/2010

Imagem publicada no blog do IMN

Fonte: Elaboração do autor, com base em dados do Ibope

 Por Maurício Costa Romão

Em pesquisa encomendada pela CNI, o Ibope mostrou pela primeira vez a pré-candidata petista Dilma Rousseff á frente do pré-candidato tucano José Serra em intenções de voto para Presidente: 40% a 35%. A candidata do Partido Verde, Marina Silva, registrou 9% de intenções de voto.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de junho, em 140 municípios, entrevistando 2002 eleitores, com margem de erro de 2% para mais ou para menos.

Os resultados desfavoráveis para os tucanos acontecem mesmo depois da intensa exposição de José Serra em programas partidários e inserções comerciais em rádio e TV. Deve-se salientar, todavia, que a candidata de Lula apareceu bastante em comerciais regionais do PT, em vários estados da federação.

O gráfico que acompanha o texto apresenta a trajetória ascendente de Dilma Rousseff e performance estacionária de José Serra no entorno de 35% de intenções de voto, nas várias pesquisas levadas a efeito pelo Ibope desde setembro do ano passado.

No retrospecto de intenções de voto colhidas pelo Instituto Ibope, na corrida presidencial, Serra nunca esteve abaixo do percentual de 35%, embora, também, não haja se distanciado deste número para cima, apesar de pequenas oscilações ocasionais. Já Dilma tem tido acréscimos de intenção de votos a cada pesquisa, exceto entre março e abril, quando registrou uma oscilação negativa de um ponto de percentagem.

Nenhum Comentário
Deixe seu comentário
Sobre o autor

Maurício Costa Romão é Master e Ph.D. em economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sendo autor de livros e de publicações em periódicos nacionais e internacionais...

continue lendo >> Maurício Romão

Copyright © 2012 Maurício Romão. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: 4 Comunicação