Ibope em Pernambuco: quadro eleitoral inalterado

18/05/2010

Por Maurício Costa Romão (publicado também no Blog Acerto de Contas)

A pesquisa do Ibope levada à efeito entre os dias 13 e 16 de maio do corrente ano mostrou que não houve alterações no quadro de intenções de voto para Governador de Pernambuco, de dezembro para cá.

O chefe do executivo estadual, Eduardo Campos, mantém uma expressiva vantagem de 24 pontos de percentagem à frente do Senador Jarbas Vasconcelos, um ponto a mais que no levantamento anterior do mesmo Instituto. Outros pré-candidatos mostrados aos respondentes aparecem com baixíssimas intenções de voto (2%). Os votos brancos, nulos e indecisos somaram 11%.

A pesquisa, que tem uma margem de erro de 3% para mais ou para menos, entrevistou 1204 eleitores. O nível de confiança é de 95% (isso quer dizer que em 100 pesquisas com as mesmas concepções metodológicas desta de agora, em 95 delas os resultados encontrados estariam dentro dessa margem de erro).

Na pesquisa divulgada ontem, do Vox Populi, o Governador Eduardo Campos aparece com 57% contra 28% do Senador Jarbas, uma diferença de 29 pontos de percentagem.

Levando em conta as várias pesquisas de intenção de votos para Governador de Pernambuco publicadas até agora pelos diversos institutos (vide Gráfico abaixo), sem a preocupação de que elas provenham de fontes diferentes, com suas metodologias distintas, vê-se um primeiro sinal, de fevereiro para cá, de diminuição da distância entre as duas curvas delineadas no Gráfico.

Fonte: Mar 1 (Datafolha), Mar 2 (IMN); Ago 1 (Vox Populi), Ago 2 (IMN); Nov (IMN); Dez 1 (Ibope), Dez 2 (Datafolha); Fev (Vox Populi); Mai 1 (Vox Populi), Mai 2 (Ibope).

Naturalmente é cedo para considerar essa configuração como caracterizando uma tendência. Seriam necessários outros levantamentos futuros para detectar trajetória mais nítida. Porém já se vislumbra prováveis mudanças de patamar dos dois candidatos, à medida que o tempo vai avançando: o Governador indo para os limites inferiores do patamar de 50 a 55% e o Senador chegando aos pontos superiores do patamar de 30 a 35%.

Nenhum Comentário
Deixe seu comentário
Sobre o autor

Maurício Costa Romão é Master e Ph.D. em economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sendo autor de livros e de publicações em periódicos nacionais e internacionais...

continue lendo >> Maurício Romão

Copyright © 2012 Maurício Romão. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: 4 Comunicação