DERROTA MORAL

01/10/2011

Marisa Gibson

Diario de Pernambuco, 30/09/2011

Não importam os arranjos que foram arquitetados, nem os apelos ou ameaças. João Paulo Lima e Silva, deputado federal e ex-prefeito do Recife, é um político moralmente derrotado. Dizendo-se traído pelo prefeito João da Costa (PT) e alegando ser tratado como adversário por seus próprios companheiros de partido, no estado, João Paulo acusou, esperneou, ameaçou, dissimulou, mendigou apoio, se vitimizou, usou correligionários para viabilizar um projeto político e, por fim, capitulou da pior maneira possível: por falta de coragem política, renunciou à sua condição de líder para permanecer no PT, comandado pelos outros, atendendo a apelos.

 Este é o resumo de uma sucessão de erros protagonizados por João Paulo desde o dia em que saiu da Prefeitura do Recife, colocando em seu lugar o amigo João da Costa, que se transformaria em seu maior inimigo. A esta altura dos acontecimentos, João Paulo deveria no mínimo ter saído do PT, ainda que ficasse momentaneamente sem partido e não disputasse a Prefeitura do Recife. O que não se concebe é um político ser o autor de uma tragicomédia que empobrece a sua história, porque não soube formar um grupo e não tem condições de caminhar sozinho. E ancorado na capitulação de João Paulo, o PT estadual, monitorado pelo ex-presidente Lula, pelo governador Eduardo Campos e agora pela presidente Dilma Rousseff, deve por em prática um outro arranjo, que pode ser a candidatura do senador Humberto Costa a prefeito do Recife. Nem João Paulo nem João da Costa. O que importa é manter a Prefeitura do Recife no comando do PT, uma ambição justa para um partido que está no poder. O que será de João Paulo, ainda não se sabe, até porque o desejo real dele nunca foi sair do PT. Ele queria mesmo que Lula e Eduardo bancassem a sua candidatura a prefeito do Recife, por dois motivos: no seu entender ele era o melhor candidato e tinha o direito de se vingar de João da Costa, seu ex-afilhado político. Mas essa é uma história que ainda não acabou. Vamos aguardar os próximos capítulos. 

Nenhum Comentário
Deixe seu comentário
Sobre o autor

Maurício Costa Romão é Master e Ph.D. em economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sendo autor de livros e de publicações em periódicos nacionais e internacionais...

continue lendo >> Maurício Romão

Copyright © 2012 Maurício Romão. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: 4 Comunicação