DATAFOLHA: SERRA 37%, DILMA 36% e MARINA 10%

24/07/2010

 

Fonte: elaboração do autor, com base em dados do Datafolha

Com uma amostra de 10.905 questionários em todo o país, o Datafolha divulgou hoje, dia 24, os números da pesquisa de intenção de votos realizada entre os dias 20 e 23 de corrente.

Os dois candidatos que vem liderando a corrida presidencial, José Serra e Dilma Rousseff, seguem empatados tecnicamente em intenção de votos: 37% a 36%.  No último levantamento, de 30 de junho e 1º de julho, Serra havia registrado 39%, contra 37% de Dilma. Relativamente aos números de agora, ambos oscilaram negativamente, mas dentro da margem de erro, que foi de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Marina Silva, cuja intenção de votos vem gravitando no entorno de 8% a 10%, registrou oscilação positiva de um ponto de percentagem: tinha 9% em fins de junho e agora obteve 10%. Outros candidatos somados têm 2% de intenção de votos.

Os votos brancos e nulos somados atingiram 4%, mesmo percentual da última pesquisa, e os indecisos aumentaram de 9% para 10%.  Naturalmente, à medida que o pleito se vai aproximando, o número de indecisos tende a cair.

Observa-se, pelo gráfico que acompanha o texto, que os dois candidatos líderes em intenção de votos estão estabilizados desde o levantamento de maio, registrando empate técnico, beirando o empate numérico.

Essa estabilidade de votos tem sido detectada também por outros institutos de pesquisa, denotando que eventuais variações mais significativas só ocorrerão após 17 de agosto, com o início dos programas televisivos.

Nenhum Comentário
Deixe seu comentário
Sobre o autor

Maurício Costa Romão é Master e Ph.D. em economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sendo autor de livros e de publicações em periódicos nacionais e internacionais...

continue lendo >> Maurício Romão

Copyright © 2012 Maurício Romão. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: 4 Comunicação