DATAFOLHA REGISTRA EMPATE TÉCNICO ENTRE SERRA E DILMA

02/07/2010

Por Maurício Costa Romão

  

Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada hoje, 02 de julho, pelo portal UOL, mostra empate técnico em intenções de voto para a corrida presidencial entre os candidatos José Serra e Dilma Rousseff: 39% a 38%. A candidata Marina Silva registrou 10% de intenções de voto.

A pesquisa foi realiza entre os dias 30 de junho e 1 de julho, depois, portanto, das convenções partidárias que oficializaram suas candidaturas à Presidência. O levantamento do Datafolha entrevistou 2.658 eleitores no Brasil e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em relação ao levantamento de maio do mesmo Instituto nota-se pouquíssima variação, permanecendo empate técnico entre os postulantes líderes, sendo que a candidata Marina Silva foi a única que apresentou oscilação negativa. Considerando as pesquisas desde dezembro é de se realçar os percentuais obtidos por Serra e Dilma, os maiores da série.

Os resultados apresentados pelo Datafolha diferem dos recentes levantamentos efetuados pelo Ibope e Vox Populi (divulgados em 23 e 29 de junho, respectivamente), que mostraram Dilma à frente de Serra (40% a 35%) com percentuais de intenção de votos fora da margem de erro, portanto, configurando vantagem efetiva da candidata petista na preferência dos eleitores.

Do ponto de vista da pesquisa instantânea, na qual não e apresentada ao entrevistado o disco com os nomes dos candidatos, José Serra tinha 14% na pesquisa de maio e subiu agora para 19%. Dilma estava com 19% e foi a 22%. Marina manteve 3%.

Sobre um eventual segundo turno, a pesquisa registrou evolução de Serra, que passou de 45% em maio para 47% agora. Dilma oscilou negativamente de 46% para 45%. Os números apontam, também, para estabilidade de intenções de voto nessa eventualidade.

Nenhum Comentário
Deixe seu comentário
Sobre o autor

Maurício Costa Romão é Master e Ph.D. em economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sendo autor de livros e de publicações em periódicos nacionais e internacionais...

continue lendo >> Maurício Romão

Copyright © 2012 Maurício Romão. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: 4 Comunicação