DADOS DO CENSO 2010 MOSTRAM O BOM MOMENTO DA DEMOGRAFIA BRASILEIRA

05/12/2010

José Eustáquio Diniz Alves
Especial para a Folha de S.Paulo, em 04/11/2010

O Censo 2010 contabilizou 190.732.694 habitantes no Brasil em 1º de agosto. Em uma década, o número de brasileiros cresceu 20,8 milhões. Parece muito, mas o aumento anual foi de apenas 1,2% ao ano.

Em 1950, éramos 52 milhões e passamos para 70 milhões em 1960 -crescimento de 35% na década, ou 3% ao ano. Naquele ritmo, seríamos 307 milhões em 2010.A redução do número de nascidos vivos, mesmo em um quadro de aumento da esperança de vida, explica o ritmo do menor crescimento.

A queda da fecundidade tem provocado duas mudanças positivas na estrutura etária brasileira.
Em primeiro lugar, tem possibilitado a redução do número absoluto e relativo de crianças e jovens em idade escolar, favorecendo as políticas de universalização de creches e educação infantil, além de facilitar os investimentos na melhoria da qualidade do ensino.

Em segundo lugar, a nova estrutura etária aumentou o percentual de pessoas em idade produtiva e reduziu a carga de dependência demográfica.

Essa situação favorável tem permitido a elevação das taxas de poupança e de investimento, contribuindo para o crescimento econômico e para a redução de pobreza e desigualdades sociais.
Os dados também mostram o crescimento das cidades, o aumento do superavit de mulheres e a elevação da idade mediana da população. A cada dia, o Brasil fica mais urbano, mais feminino e mais envelhecido.

Os dados do Censo 2010 confirmam o novo padrão demográfico brasileiro. Seria bom que os formuladores de políticas públicas e os diretores de planejamento estratégico das empresas conhecessem essa nova realidade. O Censo é uma conquista. É preciso saber utilizá-lo.


JOSÉ EUSTÁQUIO DINIZ ALVES é doutor em demografia e professor titular da Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Nenhum Comentário
Deixe seu comentário
Sobre o autor

Maurício Costa Romão é Master e Ph.D. em economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sendo autor de livros e de publicações em periódicos nacionais e internacionais...

continue lendo >> Maurício Romão

Copyright © 2012 Maurício Romão. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: 4 Comunicação