Com quase 10 milhões de votos, Marina Silva é decisiva

17/05/2010

Por Maurício Costa Romão

 A pesquisa do Instituto Sensus, contratada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores, divulgada hoje pela manhã, mostra que os votos brancos, nulos e indecisos somam 20,6%, o que representa cerca de 27,4 milhões de votos, levando-se em conta um contingente total de eleitores de 133,2 milhões (dados do TSE p/ março de 2010).

Considerando-se essa categoria de votos brancos, nulos e indecisos como uma proxy para a abstenção e para os votos brancos e nulos efetivos do pleito, se a eleição fosse hoje os votos válidos somariam 105,8 milhões.

Os votos válidos são os votos com os quais trabalham os Tribunais Eleitorais na totalização final dos pleitos. Eles são obtidos subtraindo-se dos votos apurados (eleitorado menos abstenção) os votos brancos e nulos.

Em termos de votos válidos, os percentuais de intenção de votos obtidos pelos candidatos Dilma Rousseff (35,7%), José Serra (33,2%) e Marina Silva (7,3%), nesta última pesquisa CNT/Sensus, passam a ser, respectivamente, em 45,0%, 41,8% e 9,1% [100% dos votos totais menos 20,6% representam 79,4% de votos válidos. Dividindo os percentuais de intenção de votos registrados na pesquisa por 79,4 obtêm-se os números mostrados].

Transformando esses novos percentuais em número de votos, tem-se: Dilma Rousseff com 47.6 milhões de votos válidos, contra 43,4 milhões de José Serra  e 9,5 milhões de Marina Silva. A diferença entre os dois concorrentes que estão na frente é de 4,2 milhões de votos válidos.

Como nenhum dos candidatos atingiu 50% mais um dos votos válidos no levantamento do Sensus, a eleição iria para o segundo turno com Dilma e Serra. Mantidas as mesmas condições de agora, os eleitores de Marina e os seguidores de outras candidaturas menos expressivas decidiriam o pleito.

 

 

  

Nenhum Comentário
Deixe seu comentário
Sobre o autor

Maurício Costa Romão é Master e Ph.D. em economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sendo autor de livros e de publicações em periódicos nacionais e internacionais...

continue lendo >> Maurício Romão

Copyright © 2012 Maurício Romão. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: 4 Comunicação