“COLETIVO PT MILITANTE”: NOTA OFICIAL

02/04/2012

 

Blog do Inaldo Sampaio, 30/03/2012

A tendência petista “Coletivo PT militante”, liderada em Pernambuco pela deputada Teresa Leitão, o vice-prefeito de Olinda Horácio Reis e o ex-presidente estadual do partido, Jorge Perez, divulgou nesta sexta-feira a seguinte Nota Oficial sobre o lançamento da candidatura de Maurício Rands à prefeitura do Recife:

I- Diante do quadro que se instalou no Recife para a sucessão municipal de 2012, queremos tornar pública a posição da nossa corrente que seria externada na reunião do diretório realizada em 29 de março, da qual não pudemos participar.

II- Tínhamos três representantes no Diretório Municipal do Recife, eleitos pela chapa da CNB, da qual participávamos e para a qual canalizamos todos os nossos votos e apoios, que foram, por uma decisão unilateral da coordenação da CNB, substituídos na referida instância partidária.

III – Entendemos que, diante das diversas posições expostas dentro e fora do partido nos últimos dois meses, o melhor caminho é a repactuação interna com vistas ao fortalecimento do PT e do seu projeto estratégico. Isso só se constrói com diálogo, com paciência política e com postura coletiva. Atropelar roteiros e insinuar cenários não se constituem em procedimentos adequados a um momento tão delicado para o nosso partido.

IV- Nossa posição é contrária às prévias, embora aceitemos a decisão unânime tomada pelo Diretório Municipal ontem à noite. As prévias, a nosso ver, chegam antes da hora, por um atalho que queima etapas essenciais da busca de um acordo. Corre-se o risco de que esse importante instrumento de consulta à base filiada seja contagiado pelo contexto do não dito, do não revelado, do não esgotado ou do mal dito e mal interpretado.

V- O exercício do consenso progressivo foi abandonado e as possibilidades de acordo em torno de um nome foram subestimadas por posições pré-estabelecidas. Diante do exposto, cada um terá que fazer a sua opção por uma das candidaturas e o nosso grupo, que ouviu os dois candidatos, havendo prévias, marchará com o prefeito João da Costa.

VI- Os argumentos de hoje contra a reeleição do prefeito contradizem as razões de ontem de uma forma com a qual não concordamos. Para nós muita coisa ficou sem resposta. A unanimidade pelas prévias não reflete um resultado que unifique o partido, podendo fragilizá-lo para um debate estratégico em Pernambuco. Iremos trabalhar para que as prévias ocorram em clima de debate político no campo das ideias, com o foco do que propusemos no nosso manifesto: fortalecer o projeto estratégico do PT.

 

Nenhum Comentário
Deixe seu comentário
Sobre o autor

Maurício Costa Romão é Master e Ph.D. em economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sendo autor de livros e de publicações em periódicos nacionais e internacionais...

continue lendo >> Maurício Romão

Copyright © 2012 Maurício Romão. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: 4 Comunicação