CENÁRIO NO RECIFE INDICA DECISÃO NO PRIMEIRO TURNO

02/10/2012

Juliana Sá

Blog de Jamildo, 01/10/2010
O cenário das eleições no Recife, onde pesquisas realizadas por diferentes institutos apontam um candidato (Geraldo Julio, do PSB) com 50% dos votos válidos, mantendo trajetória ascendente sem involução desde o início da campanha, propicia grandes chances da cidade eleger seu prefeito ainda no primeiro turno.

A probabilidade disso ocorrer é de 80%, segundo o coordenador das pesquisas produzidas pelo Instituto Maurício de Nassau (IMN), Maurício Romão, que analisou toda a trajetória dos candidatos ao longo da campanha.

“As duas alternativas que podem ameaçar Geraldo são Daniel Coelho (PSDB) e Humberto Costa (PT), que somam 40% dos votos. Porém, ambos se apresentam estabilizados em relação à pesquisa anterior, realizada entre 24 e 25 de setembro. Se houvesse um crescimento, as chances de segundo turno seriam maiores,” explica Romão. O pesquisador ressalta que estratégias como a utilizada por Humberto Costa, de explorar a ‘privatização’ da Compesa, com o objetivo de impactar o crescimento de Geraldo Julio, não surtiram o efeito esperado.

O pesquisador lembra, ainda, que o curto período de campanha restante é insuficiente para que as pessoas mudem de opinião, e que os indecisos, que poderiam adotar um candidato após o último debate da quinta-feira (4), estão em pequena quantidade. “Hoje o acesso à internet, às redes sociais, democratizaram a informação. As pessoas conhecem seus candidatos e a maioria assistirá ao debate com opinião formada”, pontua.

‘Contudo, vale salientar que as surpresas eleitorais existem e não devem ser esquecidas na reta final’, assegura Maurício, relembrado a campanha de 2006 para governador na Bahia. “Faltando uma semana para o pleito, o então governador Paulo Souto (DEM) liderava, segundo o Ibope, com 20% de vantagem sobre Jaques Wagner (PT). A vitória era quase certa, mas Jaques Wagner acabou vencendo no primeiro turno”, conta o pesquisador.

Um comentário
tabata aparecida schuwalbe

é legal a prende coisas novas como eu sou rica eu vou pesquisar sempre By: tabata aparecida schuwalbe

Deixe seu comentário
Sobre o autor

Maurício Costa Romão é Master e Ph.D. em economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sendo autor de livros e de publicações em periódicos nacionais e internacionais...

continue lendo >> Maurício Romão

Copyright © 2012 Maurício Romão. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: 4 Comunicação