AINDA O LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE PESQUISAS ELEITORAIS

12/03/2012

 

Quando se iniciam as campanhas eleitorais, de dois em dois anos, as pesquisas de intenção de votos passam a ser o farol que ilumina os debates políticos e atrai a atenção do eleitor. Elas são realizadas em grande quantidade, sendo publicadas pela mídia, umas após outras. Algumas são oriundas de um mesmo instituto, outras de fontes diferentes; umas são mais rigorosas em termos de tamanho da amostra e margem de erro; outras, nem tanto; algumas realizadas em “pontos de fluxo”, outras em residências, etc.

Diante de tamanha diversidade de abordagens e do enorme volume de informações que elas contêm, a par das complexidades estatísticas e metodológicas que emolduram sua concepção, não surpreende que o público em geral não consiga compreender as pesquisas eleitorais e interpretar corretamente o real significado de seus resultados.

Foi na esteira dessa percepção que Adriano Oliveira, Maurício Costa Romão e Carlos Gadelha conceberam escrever um livro que pudesse, de forma sistemática, simples e didática, desvendar os meandros das pesquisas eleitorais, desde sua concepção à interpretação, passando pela realização dos trabalhos de campo. O compêndio tem, ainda, o mérito de fazer uma ponte entre aspectos conceituais e evidência empírica, esta assentada na utilização de dados reais das eleições recentes.

Não resta dúvida de que Adriano Oliveira, Maurício Costa Romão e Carlos Gadelha brindam a opinião pública com uma obra de destacada relevância e atualidade sobre o mundo das pesquisas eleitorais. Embalados pela origem docente e pela diversidade de suas formações acadêmicas (ciência política, economia e estatística), os autores se valeram, ainda, da vivência acumulada na prática, na realização, análise e acompanhamento profissional de várias pesquisas levadas a efeito em pleitos recentes.

O livro, pelo seu largo espectro e conteúdo didático, destina-se ao público em geral: estudantes, pesquisadores, consultores, professores, técnicos, jornalistas, entre outros.  Pela temática específica que aborda, é particularmente adequado aos segmentos ligados à classe política e à ciência política: professores e estudantes desta área, parlamentares, assessores legislativos, candidatos, militantes e dirigentes partidários, analistas e estrategistas políticos, etc.

O livro é prefaciado pelo renomado cientista político Antônio Lavareda.

 

2 Comentários
Juliana

Parabéns pelo evento, sucesso total!!!

Veronica do Carmo de Melo Coelho Galvao

Maurício, lamentei não ter podido ir ao lançamento do seu livro, pois meu irmão fez uma cirurgia neste dia. Mas sábado próximo dou-lhe pessoalmente meus parabéns. Beijo grande!!!

Deixe seu comentário
Sobre o autor

Maurício Costa Romão é Master e Ph.D. em economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sendo autor de livros e de publicações em periódicos nacionais e internacionais...

continue lendo >> Maurício Romão

Copyright © 2012 Maurício Romão. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: 4 Comunicação