2º TURNO NOS ESTADOS: NOVAS PESQUISAS

27/10/2010
Por Maurício Costa Romão

Fonte: elaboração do autor, com base em F. Rodrigues (UOL). Nomes em vermelho, apoiadores de Dilma(PT); nomes em azul, apoiadores de Serra(PSDB). * Candidato à reeleição.

Fernando Rodrigues

UOL, 26/10/2010

 A 5 dias do 2° turno (31.out.2010), 6 aliados de Dilma (PT) e 3 de Serra (PSDB) são favoritos nas eleições para governadores. O dado foi extraído das pesquisas mais recentes feitas no Distrito Federal e nos 8 Estados onde a eleição para governador foi para o 2° turno.

Abaixo, quadro com os percentuais de votos válidos obtidos pelos candidatos nas sondagens. A contagem dos votos válidos exclui brancos e nulos do total, como na apuração real da votação.

Como o Blog indicou em 19.out.2010, as pesquisas só apontam virada, em relação ao 1° turno, no Amapá. Camilo Capiberibe (PSB) lidera, apesar de Lucas Barreto (PTB) ter ganhado a 1ª votação. Ambos, no entanto, apoiam Dilma e a troca de líder não altera o placar da disputa entre governistas e oposicionistas.

A mesma situação se repete na Paraíba e em Rondônia, onde os 2 candidatos são alinhados a Dilma e Lula. Em nenhum Estado a disputa ocorre entre 2 oposicionistas.

Dos 12 governistas que disputam o 2° turno para governador em 2010, 6 são favoritos. Dos 6 oposicionistas, 3 são favoritos. Esses números são os mesmos da estimativa feita imediatamente após o 1° turno.

Outro dado sobre o 2° turno de 2010: é o ano em que o menor percentual de eleitores vão votar, em 2° turno, para governador e presidente da República, apenas 14% do total. Em 2006, foram 41,4%. Em 2002, 53,3%.

Nenhum Comentário
Deixe seu comentário
Sobre o autor

Maurício Costa Romão é Master e Ph.D. em economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sendo autor de livros e de publicações em periódicos nacionais e internacionais...

continue lendo >> Maurício Romão

Copyright © 2012 Maurício Romão. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: 4 Comunicação