O ENSINO PRESENCIAL REMOTO

26/08/2020

 

(Publicado no Jornal do Commercio em 27/06/2020)

Maurício Costa Romão

A transição do modelo tradicional de ensino “transmissor de conteúdos” em sala de aula, cujo protagonismo é do professor, para o modelo contemporâneo de aprendizado colaborativo-interativo de metodologias ativas, centrado no educando, ainda está em andamento em distintos níveis educacionais e com diferentes estágios de adoção.

O inesperado advento da pandemia do covid-19 sacudiu esse percorrer e projetou novos desafios diante do isolamento social.

A escola enquanto espaço físico para propósitos educacionais, outrora ambiente exclusivo de aprendizagem, vê-se de repente compelida a intensificar a incorporação do espaço virtual como extensão de sua atividade nuclear.

O processo foi facilitado em razão de que há muito os cursos já deixaram de ser eminentemente presenciais (offline learning), e passaram a utilizar diversos meios tecnológicos online.

A aprendizagem moderna é toda híbrida, semipresencial (blended learning). Os cursos empregam menos ou mais tecnologias online, mas sempre empregam. Não faz mais sentido distinguir educação por modalidade, presencial e a distância. Educação é uma só, ofertada com diferentes graus de tecnologia.

Neste contexto, então, acelera-se a adoção do ensino presencial remoto, operado em ambiente virtual, através de diversas ferramentas digitais, síncrono, onde pontifica a interação professor-aluno, em geral com aula ao vivo e com materiais personalizados. O ambiente de aprendizagem presencial é como que transportado para o espaço virtual.

Por conta do repentino aparecimento da doença, o ensino presencial remoto teve que ser implementado rapidamente, não raro de forma improvisada, desorganizada, às vezes como mera replicação de aulas presenciais, sem os recursos midiáticos e pedagógicos adequados para a aprendizagem remota.

Inobstante os desacertos detectados, justificados em razão do inusitado do momento, a modalidade veio para ficar e se vai estender celeremente, urbi et orbi, diante da velocidade com que as mudanças tecnológicas estão ocorrendo,

No novo contexto, a escola enquanto espaço físico de aulas presenciais continuará importante. Mas para o aluno será muito mais um locus de convivência, interação, relação interpessoal, encontro com professores, pois parte apreciável do seu tempo estará dedicada ao ambiente virtual.

————————————————————————

Maurício Costa Romão, é Ph.D. em economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. mauricio-romao@uol.com.br

Nenhum Comentário
Deixe seu comentário
Sobre o autor

Maurício Costa Romão é Master e Ph.D. em economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sendo autor de livros e de publicações em periódicos nacionais e internacionais...

continue lendo >> Maurício Romão

Copyright © 2012 Maurício Romão. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: 4 Comunicação