13 PREFEITOS DE CAPITAIS PODEM TENTAR REELEIÇÃO EM 2012

03/12/2011

 

Fernando Rodrigues

Blog do Fernando Rodrigues, 30/11/2012

O primeiro turno das eleições municipais de 2012 está marcado para 7.out.2012 –que é o primeiro domingo de outubro, conforme estabelece a Constituição em seu artigo 29, no inciso 2. Nessa data, 13 dos atuais 26 prefeitos de capital poderão tentar a reeleição, pois ainda cumprem o primeiro mandato. Os demais já foram reeleitos uma vez e estão impedidos de disputar um terceiro período de 4 anos.

Aqui, calendário oficial das eleições 2012 divulgado pelo TSE.

O quadro acima, preparado pelo repórter do UOL Fábio Brandt, mostra quais são as capitais nas quais os prefeitos podem ou não concorrer à reeleição.

 O quadro acima também mostra o nº de eleitores de cada capital do país. A 1ª do ranking é São Paulo, com 8,5 milhões de eleitores, muito à frente do Rio de Janeiro, 2º colocado, que tem 4,6 milhões de eleitores. Em 3º lugar aparece Salvador, com 1,8 milhões de eleitores.

O nº de eleitores define regras para as eleições. Só 2 capitais têm menos de 200 mil eleitores: Boa Vista (RR) e Palmas (TO). De acordo com Constituição, ter menos de 200 mil eleitores retira essas capitais do grupo que eventualmente precisam ter 2º turno.

Em cidades com mais de 200 mil habitantes (não importa se capitais ou não), o 2º turno é o modo de desempatar a disputa caso o primeiro colocado no 1º turno não receba, pelo menos, 50% mais um dos votos considerados válidos –os que são dados aos candidatos, não contando os brancos e os nulos.

Nenhum Comentário
Deixe seu comentário
Sobre o autor

Maurício Costa Romão é Master e Ph.D. em economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sendo autor de livros e de publicações em periódicos nacionais e internacionais...

continue lendo >> Maurício Romão

Copyright © 2012 Maurício Romão. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: 4 Comunicação